A muda de nêspera é uma planta frutífera da família Rosaceae, originária do sudeste da China, que pode ser cultivada em pomares domésticos:
A nespereira é uma árvore de porte médio a grande, com copa arredondada e tronco curto, aceita podas para ficar com tamanho menor. As suas folhas são verde escuras, alternadas, de textura firme e com as bordas serradas.
As flores são brancas, com cinco pétalas, e florescem em cachos, com três a dez flores. A nêspera é uma fruta com casca e polpa amarelas ou alaranjadas e peso médio de 30 a 80 g. A nespereira é resistente a pragas e doenças, não exigindo a aplicação de defensivos químicos. A nespereira desenvolve-se bem em regiões onde a temperatura média anual é superior a 15 ºC. A primeira produção da nespereira ocorre no segundo ano de plantio.
Para plantar uma muda de nêspera, pode-se:
Fazer uma cova de 40 cm de largura e 80 cm de altura.
Misturar a terra com adubo orgânico, bokashi, esterco de aves ou húmus de minhoca, em quantidades controladas para não danificar suas raizes que é por onde a muda se alimenta e hidrata.
Acrescentar folhas secas ou capim. Preencher a cova com a mistura adubada. Plantar a muda com seu torrão e ter cuidado para não enterrar demais o seu tronco.
Regar a planta 1 vez ao dia nas primeiras 2 semanas, depois regue somente 2 vezes por semana.