Origem ‘Monte Parnaso’ é uma laranjeira do grupo Umbigo [Citrus sinensis (L.) derivada, provavelmente, de mutação espontânea de gema da ‘Bahia’. Trata-se da laranjeira de umbigo mais cultivada no Rio Grande do Sul, sendo pouco conhecida nas demais regiões do País e desconhecida em outros países. Pode ser cultivada em todo territórrio nacional.
Características morfológicas
• Planta: vigorosa; copa de porte médio a grande.
• Ramos: sem espinhos, mesmo em plantas jovens.
• Folhas: grandes, com forma elíptica e coloração
verde-escura; pecíolos curtos e com asas estreitas;
folhagem densa.
• Flores: completas, porém com grãos de pólen e
sacos embrionários inviáveis. O florescimento é
excessivamente abundante, ocorrendo em cachos
florais, inclusive desprovidos de folhas.
• Frutos: formato achatado; tamanho grande (250
a 300 g), variável em função do manejo adotado;
fáceis de descascar, em função de casca espessa
Época de produção
A maturação dos frutos é tardia. No Sul, a colheita é realizada de meados de agosto a fim de outubro, podendo ser retardada em até 30 dias, em função das temperaturas médias da região e do sistema de cultivo. Quando colhidos, os frutos podem ser conservados por até dois meses sob refrigeração.
Atenção: Este anúncio com título muda "produzindo ", não significa que você recebe a muda com flor ou fruta. Mas que sim, já foi visualizado aqui na produção que essa muda já frutificou. E quando dizemos que a muda já está "produzindo", isso significa que ela está dentro do ciclo de produção e dará frutos na época especifica de produção da fruta, a partir de quando estiver plantada no local definitivo e que esta produção de frutas pode variar conforme a região do país. Enviamos todas as mudas podadas, aproveitamos o momento do envio para realizarmos essa técnica da forma correta para você, assim sua frutífera tem um excelente desenvolvimento e formação de sua copada.