Muda de Amora Branca
Nome científico: Morus alba L.
Sinonímia científica: Morus alba var. tatarica L. Ser; Morus intermedia Perr.; Morus tatarica L
Nome popular: Amora branca
Família: Moraceae.
Parte Utilizada: Folhas
Composição Química: Açúcares; Flavonóides: rutina; taninos; mucilagens; pectina; peptona;
ácidos orgânicos: ácido málico, ácido cítrico; vitamina C; sais minerais; óleos essenciais;
Árvore de 5 a 20 metros de altura, tronco verrugoso, muito ramificado. Folhas grandes cordiformes, bastante grossas, de pecíolos curtos, dentes largos e irregulares, ásperas e com estípulas longas, membranosas e felpudas. Flores amareladas que geram uma infrutescência grande ovada e branca, que ao amadurecer se torna rosada. gomas; cumarina.
Indicações e Ação Farmacológica
Antihiperglicêmica, Inibidor da alfaglicosidase (diminui a absorção de açúcar no intestino), Antiglicante (relacionado ao envelhecimento e as complicações metabólicas), Antioxidante. Reduz o pico elevado da glicose no sangue pós- prandial através da inibição das atividades da enzima da degradação de carboidratos secundários, reprimindo a absorção de dissacarídeos no intestino. Promove a secreção da insulina através das células betas e em seguida melhora o uso de carboidratos pelas células e a síntese do glicogênio hepático, bem como estimula o metabolismo do carboidrato alcançado assim a redução do nível de glicose sanguíneo. Excelente planta para uso medicinal.Inibe a multiplicação de bactérias nocivas e alivia os sintomas de gases e distensão abdominais pelo aumento da acidez do bolo intestinal, diminuindo os efeitos colaterais gastrointestinais.
Toxicidade/Contraindicações Contraindicada em casos de diarreia crônica. Não há causas de intoxicação nas dosagens e posologia indicadas.
Dosagem e Modo de Usar - Infusão: 2g para cada 200 ml de agua, usar até 3 vezes ao dia, - Decocção: 2g para cada 200 ml de agua, usar até 3 vezes ao dia. - Pó: 500 mg, até 3 vezes ao dia.
Geralmente possui um grande porte, mas se cultivada em vaso fica em tamanho menor. Produz amoras, frutas pequenas e doces que lembram as framboesas pelo formato. Se plantada em quintal, pode chegar até 12 metros de altura.
Como cuidar
Desenvolve-se bem na sombra e prefere o clima úmido. As regas devem ser feitas sempre que perceber que a terra está secando, mas é importante estar sempre molhada, sem ficar encharcada. Quanto ao solo, não é necessário muitos cuidados, pois essa árvore se adapta a praticamente todos os tipos.