A muda de abiu amarelo (Pouteria caimito) pode ser cultivada em diversas partes do mundo, pois é uma árvore frutífera tropical originária da região amazônica. O abiu é uma fruta nativa da Amazônia e da Mata Atlântica costeira do Brasil. É uma das frutas nativas mais cultivadas em pomares caseiros e é muito popular pelo seu sabor adocicado. Para plantar a muda de abiu amarelo, é recomendado: escolher uma área ensolarada, ter um solo bem drenado, regar regularmente, principalmente durante o período de crescimento e frutificação evitar encharcar o solo proteger dos ventos fortes o abiu amarelo prefere climas quentes e úmidos, com temperaturas médias acima de 20°C.
O abieiro floresce e frutifica durante quase o ano inteiro, apresentando três picos bem definidos, tanto de floração como de frutificação. A produção de frutos varia em número, tamanho e peso de planta para planta. Isto é esperado em uma espécie provavelmente alógama propagada por sementes.
O abiu amarelo tem as seguintes características: Fruto: O fruto é redondo ou oval, com casca lisa e amarela quando maduro, e polpa branca, cremosa e suculenta. Sabor: O sabor é adocicado e lembra nuances de baunilha. Semente: O abiu tem de uma a quatro sementes ovais e pretas. Casca: A casca do abiu libera um leite branco e viscoso se não estiver bem madura. Utilização: A fruta pode ser usada contra afecções pulmonares, a casca da planta é antidisentérica e baixa a febre, e o azeite extraído das sementes abranda inflamações na pele e otites. Propagação: A propagação do abiu amarelo é feita por semente. Ambiente: O abiu amarelo pode ser cultivado em meia sombra, mas a produção será mais reduzida.